XV CONGRESSO DO PAICV: “POR UM PAICV MAIS FORTE, POR UM CABO VERDE MAIS JUSTO”

Como é do conhecimento público, o Conselho Nacional do PAICV, reunido no dia 16 de Outubro de 2016, deliberou marcar o XV Congresso do Partido para o mês de Fevereiro, na sequência das Eleições da Presidente do Partido, que teve lugar no dia 29 de Janeiro.
 
O XV Congresso contará com a presença de 413 (quatrocentos e treze Delegados), do País e da Diáspora, e se reveste da maior importância para a vida do Partido, já que, decorrendo logo a seguir ao período eleitoral que marcou o ano de 2016, marcará o início de Uma Nova Caminhada, estribada no fortalecimento do PAICV. 
 
Daí a necessidade de orientações que conformem a organização do Partido às novas exigências e aos inúmeros desafios que se colocam ao PAICV, neste momento em que, estando na Oposição, A Família Tambarina se mantem firme e convicta na defesa do desenvolvimento humano do nosso País, para índices ainda mais elevados.
 
O PAICV estará, pois e sempre, a lutar pela dignificação da política ao serviço da cidadania, da democracia e da afirmação do PAICV como grande referência da memória coletiva dos cabo-verdianos, sendo este o nosso sentido do dever de servir o Partido e Cabo Verde.
 
Assim, depois de um aturado trabalho da Comissão Organizadora do XV Congresso, nos últimos dois meses, a Comissão Política Nacional do PAICV reuniu-se no dia 9, passada quinta-feira, para apreciar os documentos relativos ao XV Congresso, que se vai realizará nos dias 17, 18 e 19 deste mês, próximo fim-de-semana, no Auditório Nacional, Cidade da Praia, sob o lema “Por um PAICV mais forte, Por um Cabo Verde mais justo”.
 
O XV Congresso será constituído por 413 Delegados, sendo 298 delegados eleitos (juntamente com a Presidente do Partido, nos termos do art. 30º, dos Estatutos do PAICV) e 115 delegados natos, para além das inúmeras e ilustres Personalidades convidadas, que tomarão parte nos trabalhos do Congresso.
 
O PAICV, pela sua credibilidade a nível internacional e pelas excelentes relações externas que sempre teve (e tem), maxime com Partidos que integram a Internacional Socialista, terá a honra de acolher, no seu XV Congresso, Representantes de vários Partidos Políticos Amigos e Ilustres Convidados Estrangeiros.
 
Assim, o Partido Socialista Português será representado pelo seu Presidente e Líder Parlamentar, Dr. Carlos César, o PAIGC será representado pelo seu Presidente (e antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau), Eng. Domingos Simões Pereira, o MLSTP-PSD estará representado pelo seu Presidente, Dr. Aurélio Martins e o MPLA estará representado por uma Delegação chefiada pelo antigo Secretário-Geral do Partido, Camarada Julião Mateus Paulo “Dino Matross”.
 
Para além dos supra referidos Representantes, o XV Congresso contará com a Representação do Partido Comunista Chinês, do Partido Comunista de Cuba e do PS Açores e do PS Madeira.
 
Um dos momentos altos do XV Congresso será a apresentação e discussão da Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional, que será apresentada pela Presidente Janira Hopffer Almada, sufragada nas últimas eleições diretas do dia 29 de Janeiro.
 
Outro momento importante deste XV Congresso é a eleição dos Órgãos Nacionais do PAICV, para os próximos três anos, nomeadamente o novo Conselho Nacional e a nova Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização. 
 
Para além dos importantes prontos, supra mencionados e constantes da Ordem de Trabalhos, constarão da Ordem de Trabalhos do XV Congresso, a apresentação, discussão e aprovação do Relatório do Conselho Nacional e do Relatório da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, para além de Moções Sectoriais.
 
Cidade da Praia, aos 13 dias de Fevereiro de 2017.
 
O Secretário-Geral do PAICV, João do Carmo Brito
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar