O PAPEL DO SECTOR DAS PESCAS E A IMPORTÂNCIA DA FRESCOMAR!

O Governo do MPD prometeu, de entre outras coisas e no seu Programa, "a consolidação das actividades marítimas tradicionais, a promoção da competitividade, através de políticas de taxas moderadas, e a burocracia zero" (vide páginas 40 e 41 do Programa do Governo).

Durante a sua estada em São Vicente, no início do corrente mês, a Presidente e Líder Parlamentar do PAICV, Janira Hopffer Almada, acompanhada pelos Camaradas João do Carmo, Nilton Medina Silva e Etelvina Teque, visitou a Frescomar!

Uma Empresa que se tem destacado pelo percurso extraordinário que tem feito, nomeadamente garantindo emprego a centenas de pessoas e contribuindo para o grande aumento da exportação de bens, nos últimos anos!

Uma Empresa que passou de cerca de 70 trabalhadores, em 2007 - quando assinou o acordo com o Estado de Cabo Verde, na Governação do PAICV - para 1.200 trabalhadores, em 2016!

Uma Empresa que tem cumprido os compromissos que assumiu com o Estado, triplicando o estabelecido quanto à capacidade de produção!

 Neste momento, no entanto, a Empresa parece ter de enfrentar alguns desafios e já fez saber isso mesmo ao Governo, apresentando algumas propostas e fazendo algumas solicitações, de entre as quais a tarifa especial para a energia e para a movimentação de contentores e a isenção do IVA nas trocas comerciais entre empresas no sector das pescas!

 Seria uma grande oportunidade para o Governo começar a cumprir com o que prometeu, respondendo com ações concretas, a bem da economia da Ilha e protegendo as centenas de postos de trabalho que essa empresa garante!

Esta mesma Empresa tem em construção uma Unidade Fabril de Produção de Farinha de Peixe, que pode gerar mais 300 novos empregos (directo e indirectos) só em São Vicente!

Mas, a obra, segundo informações que nos foram prestadas, está embargada, por causa do estudo de impacto ambiental, submetido desde o mês de Agosto!

Também neste caso o Governo do MPD tem uma excelente oportunidade de começar a "desburocratizar", e, nos termos da lei, viabilizar, com rapidez, a construção da fábrica e garantir a geração desses novos empregos e novas oportunidades!

 São Vicente agradeceria!

 E Cabo Verde também!

Comentar


Código de segurança
Atualizar