UNICV DISTINGUE PEDRO PIRES COM TÍTULO DOUTOR HONORIS CAUSA

A Universidade de Cabo Verde (UNICV) decidiu distinguir o Comandante PEDRO PIRES, com o título de DOUTOR HONORIS CAUSA, no próximo dia 19 de Novembro de 2016.
 
Sobejas são as razões que terão motivado tão judiciosa deliberação, pois eleva ao mais elevado grau académico da UNICV, um cidadão que granjeia respeito e profunda gratidão da Nação, pelos ilustres serviços que, de há longa data, vem prestando ao país.
 
O Comandante PEDRO PIRES sacrificou a sua juventude para se entregar à nobre causa da luta de libertação nacional, em que se destacou pela sua humildade e elevado espirito de missão.
 
Foi o grande procurador arguto, coerente e profundamente convicto, do processo negocial da Independência Nacional com as autoridades portuguesas em 1974. Aí, ele revelou elevadas qualidades de negociador, estadista e patriota, impondo-se ao respeito e estima dos seus interlocutores e no plano internacional.
 
Assumiu as rédeas do Governo de Cabo Verde a 5 de Julho de 1975, em condições extremamente difíceis, sem quaisquer recursos financeiros, face a uma administração pública marcada por normas e procedimentos coloniais, pela seca de novo grassando as ilhas, mas, sobretudo, por uma cooperação internacional incrédula quanto à viabilidade de um país pequeno, arquipelágico, com clima adverso, sem recursos naturais valiosos e reduzida população. 
O Comandante PEDRO PIRES confiou na valorosa população de Cabo Verde e teve um papel determinante na edificação do Estado de Cabo Verde!
 
Com grande sentido da História, conduziu o país ao Estado de Direito Democrático que vivemos para, com lucidez, aceitar e fazer respeitar as regras da democracia, e construir as pontes que o guiariam à Suprema Magistratura da Nação, função que desempenhou com elevado sentido de Estado.
 
O PAICV sente-se orgulhoso de tão distinta personalidade, exemplar referência para a conduta ativa dos militantes e simpatizantes, e respeitável reserva moral e política da Nação. 
 
O PAICV felicita, assim, a UNICV por tão nobre iniciativa de homenagem ao insigne cidadão, Comandante PEDRO PIRES.
 
Cidade da Praia, aos 18 dias de Novembro de 2016

Comentar


Código de segurança
Atualizar