A Presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, inicia hoje uma visita ao Grão-Ducado do Luxemburgo.
Janira Hopffer Almada, que permanecerá naquele país até Domingo, deverá encontrar-se com o Ministro Socialista, com os Burgomestres (Presidente da Câmara) de Ettelbruck, Jean-Paul Schaff e de Larochette, Natalie Silva, luxemburguesa de origem cabo-verdiana, mas também, com os Vereadores Socialistas, Bob Steichen e Christin Steffen.
A Líder Tambarina terá encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país, visitará as associações cabo-verdianas de Ettelbruck e participará nas atividades alusivas a “Nha Santa Catrina”, Padroeira e do Município de Santa Catarina de Santiago (25 de Novembro) – Procissão, missa ma Igreja Matriz de Esch e Jantar Convívio -, para além de, presidir uma Assembleia de militantes do Partido.
Durante esta Magna Assembleia, Janira Hopffer Almada, irá inteirar-se do nível de organização do Partido, bem como, do status quo das maiores preocupações da diáspora cabo-verdiana, quais sejam a burocracia nas alfândegas, a situação dos TACV e a má imagem dos serviços administrativos, em geral, em Cabo Verde.
Salienta-se que, as relações de cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde iniciaram-se no final dos anos 80, tendo os dois países assinado o Primeiro Programa Indicativo de Cooperação em 2002. Desde esse primeiro acordo de cooperação, que representou um investimento de € 33. 5 milhões, o montante das ajudas do Grão-Ducado a Cabo Verde não parou de aumentar.