“A situação do país é muito grave e a desesperança já começa a tomar conta dos cabo-verdianos” alertou a Presidente do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, na abertura do Ano Político, sob o lema: Novos horizontes de esperança”.
Perante a gravidade da situação, a Líder tambarina entende que caberá ao PAICV “manter-se ao lado dos cabo-verdianos, alertando para aquilo que não estiver bem, mas também, ter a capacidade de apresentar propostas alternativas para fazerem os cabo-verdianos voltarem a sonhar e a acreditar”.
Janira Hopffer Almada ressaltou também a importância do ano de 2017, “um ano em que estarão sobre a mesa várias reformas estruturantes” o que “exige a capacidade de todos colocarem os interesses partidários de lado, adotando as medidas, promovendo as reformas que forem necessárias ao país, com coragem, mas sempre traduzindo em medidas legislativas e efetivas aquilo que o povo cabo-verdiano espera”.
Ciente das suas responsabilidades de oposição democrática e construtiva, o PAICV assume para si “a responsabilidade moral e patriótica de apresentar alternativas e fazer o povo voltar a acreditar que é possível, sim, governar com seriedade, sentido de Estado e patriotismo, colocando os interesses dos cabo-verdianos, em primeiro lugar”. “Temos diversas propostas, em vários setores da governação, e que começaremos a apresentar já na discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2018”, avançou.
Aos militantes, amigos e simpatizantes do Partido e aos cabo-verdianos, em geral, a Presidente do PAICV deixou uma mensagem de força e de encorajamento, face ao desencanto patente nestes 18 meses de governação. “Muitos, que acreditaram no discurso “Nha Partido é Cabo Verde”, hoje estão completamente desiludidos perante as ilusões e promessas populistas e demagógicas que lhe foram feitas por um Partido e por um Senhor”, salientou.
Janira Hopffer acredita que o PAICV, partido que saiu do poder em 2016, depois de 15 anos de governação, está hoje muito mais forte do que há cerca de dois anos e o trabalho que está a ser realizado deverá culminar nas vitórias em 2020 e 2021.
A cerimónia de abertura do ano político do PAICV teve lugar no Auditório Nacional, com casa cheia, e o discurso da presidente foi precedido das intervenções dos presidentes das Comissões Políticas de Santiago Norte e Santiago Sul, António Fernandes e Carlos Tavares, respectivamente.
Auditório Nacional, 21 de Outubro de 2017