CONSELHO NACIONAL DO PAICV CONVOCA CONGRESSO E APOIA JANIRA HOPFFER ALMADA

 
A reunião de Conselho Nacional (CN) do PAICV, que terminou por volta das 21H45 deste Domingo,16, na Quinta da Montanha, culminou com a marcação das primárias para se eleger o líder nacional e o congresso extraordinário para relegitimar os demais órgãos dirigentes do partido.
 
Conforme um conselheiro, o CN aprovou por unanimidade uma resolução de apoio à presidente Janira Hopffer Almada, concedendo-lhe todos os poderes para dirigir o parido até às primárias, que ficaram marcadas para 29 de Janeiro de 2017.
 
O mesmo órgão deliberou convocar um congresso extraordinário para renovar os demais órgãos nacionais e traçar novas estratégias do partido para a próxima temporada política. Esse conclave tambarina ficou marcado para os dias 17,18 e 19 de Fevereiro do próximo ano. O grupo de Júlio de Júlio Correia, que não queria antecipação do Congresso, absteve-se.
 
A nossa fonte avança que, conforme o consenso registado, ficou assente o princípio de haver um candidato de consenso às primárias. «Ficou o compromisso de se apoiar a actual líder Janira Hoppfer Almada, mas na perspectiva de ser uma candidatura inclusiva - que integra dirigentes de todas as sensibilidades. Tudo com o propósito de fortificar o PAICV para fazer um combate político forte ao partido do Governo».
 
Num debate interno muito concorrido durante os dois dias de reunião, o CN analisou as causas internas e externas que provocaram a derrota do PAICV nas legislativas e nas autárquicas, tendo destacado o efeito contágio da vitória das legislativas em relação às autárquicas, fortes investimentos financeiros realizados pelo MpD nessas eleições e indícios de fraudes ocorridos nesses actos eleitorais.
 
Fonte: A Semana online 

Comentar


Código de segurança
Atualizar