CENTRO DE SAÚDE DE ACHADA SANTO ANTÓNIO: PELA QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SAÚDE

No âmbito da preparação do debate do Estado da Nação, os Deputados do Grupo Parlamentar do PAICV mantiveram, hoje, um encontro de trabalho com a Direção do Centro de Saúde de Achada Santo António.
 
Trata-se de uma instituição de Saúde de referência que abrange uma população de cerca de 15 mil pessoas e que prima pela qualidade e excelência no atendimento. Atende entre quatro mil a cinco mil pessoas mês ao ritmo de vinte consultas por dia realizadas pelos quatro médicos e igual número de enfermeiros de plantão. 
 
“É um Centro de Saúde que cobre diversas localidades da Zona Sul da Praia e, inclusive, pacientes do interior de Santiago, com um peso importante em termos de diminuição da demanda ao Hospital Central Agostinho Neto” assegurou a porta-voz do encontro, Ana Paula Santos que também apontou como principal constrangimento “recursos humanos insuficientes, o que obrigou a que, de um ano e meio a esta parte, o posto de atendimento de saúde funcionasse apenas das 8 às 15 horas”. 
 
Outro desafio, segundo a Deputada tambarina, tem a ver com os exames complementares cujos resultados dependem do Hospital Central, “facto que não abona a favor da celeridade no atendimento que a população almeja”. 
 
Ana Paula Santos entende ainda que, “após mais de um ano de governação, a atual maioria deverá colmatar as diversas insuficiências em termos de recursos humanos ainda persistentes, nomeadamente a falta de médicos e de enfermeiros, bem como, resolver pendências em termos de aprovação dos estatutos de alguns hospitais, casos do Sal e de Santo Antão”.      

Comentar


Código de segurança
Atualizar