PAICV CONGRATULA-SE COM A CLASSIFICAÇÃO DE CABO VERDE NO ÍNDICE MO IBRAIM 2015

O PAICV, Partido Africano da Independência de Cabo Verde, congratula-se com a classificação de Cabo Verde no Índice Mo Ibraim 2015. Uma vez mais, Cabo Verde posiciona-se no “Top 3” da Governação Global em África, passando de segunda para a terceira posição, apesar de ter melhorado o seu score em 1,9 pontos. 
 
Os resultados positivos que Cabo Verde vem alcançando, desde o ano de 2000 a esta parte, refletem a consistência das políticas adoptadas nos últimos anos, com enfoque no cidadão e na sua qualidade de vida, numa visão clara do desenvolvimento do País, assente na qualidade da governação e na valorização da mulher e do homem cabo-verdianos. 
 
Com efeito, a boa governação vem sendo considerada, pelos nossos principais parceiros do desenvolvimento, como um dos maiores ativos do País e conditio sine qua non para a nossa credibilidade externa, fundamental para a mobilização de recursos e de investimentos, que se têm revelado fulcrais para a transformação do país e o aumento de oportunidades para os cabo-verdianos.
 
Os progressos verificados entre 2014 e 2015 são claramente satisfatórios, com saltos positivos a nível dos indicadores do desenvolvimento sustentável (algo significativo para um país arquipélago com as características de Cabo Verde), da participação e direitos do Homem e do desenvolvimento humano.
 
Os resultados menos bem conseguidos e que, certamente, na ponderação, terão influenciado a queda de uma posição, estão ao nível dos indicadores de segurança. 
 
Efetivamente, a segurança, nomeadamente a segurança individual, foi uma das grandes preocupações da governação anterior, e tem sido, igualmente, pela sua importância e impacto na vida das pessoas, uma das principais preocupações da sociedade Cabo-verdiana e do PAICV.
 
Aliás, nos últimos tempos, todos os dados apontam para um anormal e preocupante aumento da criminalidade e, consequentemente, da insegurança no País. 
 
Tendo em conta que esta foi uma das grandes bandeiras do MPD na campanha eleitoral, objeto de uma abordagem e comunicação especiais e assumida como uma prioridade nacional e de curto prazo (integrando o seu Programa de Emergência), o PAICV exorta o Governo a tudo fazer para, efetivamente, acelerar a implementação de medidas (aliás prometidas desde a sua tomada de posse), para reduzir os índices de criminalidade, aumentar a segurança no País, proteger os cabo-verdianos e garantir tranquilidade à sociedade.
 
Mais, o PAICV exorta o Governo a tomar as medidas que forem necessárias, em tempo oportuno e com eficácia, no sentido de garantir a melhoria da posição de Cabo Verde no Índice Mo Ibraim de 2016, nomeadamente nos itens considerados, neste momento, menos positivos, para que o nosso País continue a ser considerado um dos Países melhor governados em África, como aliás vem acontecendo ao longo dos últimos anos.
 
Muito obrigado!

Comentar


Código de segurança
Atualizar