FERNANDO FREDERICO CONSIDERA ARBITRÁRIA DECISÃO DO GOVERNO DE DIMINUIR VOOS PARA A ILHA DO MAIO

Srs. Jornalistas: 
 
Na qualidade de Deputado da Nação, eleito pelas listas do PAICV, para o Círculo Eleitoral do Maio, faço, neste oportunidade, eco à preocupação dos maienses face à supressão dos já habituais voos dos TACV, às quartas-feiras, na linha Praia-Maio, medida que reputamos de arbitrária, pois foi tomada sem aviso prévio. 
 
Tal medida apanhou os maienses de surpresa, incluindo a equipa de “Onze Unidos” que deveria ter viajado na Quarta-feira, 31 de Maio, para participar no Campeonato Nacional de Futebol, em São Nicolau.
 
Mas de maior gravidade ainda constitui o facto desta medida acarretar uma diminuição de voos dos TACV para a ilha, aliás, na contramão das promessas do MPD de ligar, diariamente, o Maio à Cidade da Praia e, consequentemente, mitigar o crónico problema da falta de acessibilidade reinante.  
 
Face a este status quo, a nossa insatisfação é evidente, uma vez que, tal medida representa, sem sombra de dúvida, uma machadada, no propósito de alavancar a vocação turística da Ilha em prol da construção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo e do aumento da competitividade da Ilha. 
 
Também é do nosso conhecimento que a Companhia aérea Binter iniciará a sua operação para a Ilha do Porto Inglês no próximo dia 16 do corrente mês e fará duas ligações por semana, sendo, uma na Segunda e a outra na Sexta-feira. 
 
Contudo, é imperioso que o Governo se pronuncie sobre a questão da subsidiação da rota Maio-Praia, por ser uma rota deficitária e que, dificilmente, será mantida por uma Companhia que, por não ser de Bandeira, não tem a obrigatoriedade quanto à responsabilidade social.
 
Ademais, sabendo que os aviões de Binter não estão adaptados a macas tradicionais, é preciso, com a brevidade que o assunto requer, que o Ministério da Saúde, encomende novas macas adaptáveis às aeronaves da Companhia para, havendo necessidade de evacuação de doentes para o hospital Agostinho Neto, não se venha a deparar com constrangimentos de maior.
 
Caros Munícipes: 
 
A atual maioria prometeu levar felicidade a todos os cabo-verdianos! 
 
Sendo assim, no referente à ilha do Maio um dos pilares dessa felicidade tem a ver certamente com a resolução das ligações à Ilha quer por via marítima, quer por via área, questões que já se encontravam devidamente equacionados, pelo Governo anterior, nos planos de ordenamento turístico que perspetivavam a construção de um porto capaz de acolher embarcações com sistema roll-on/roll-off e ampliação do aeroporto da ilha de modo a receber aviões de grande porte aumentando, assim, o nível de competitividade da ilha no contexto da dinâmica do desenvolvimento turístico nacional. 
 
Destarte, exortamos a atual maioria a não emperrar o processo de desencravamento e da afirmação da ilha do Maio, enquanto pólo de atração turística de referência no cenário nacional, opção gizada pelo PAICV, enquanto Governo.
 
Obrigado pela Vossa atenção! 
  
             

Comentar


Código de segurança
Atualizar