DISCURSO DO LÍDER DA BANCADA MUNICIPAL DO PAICV NO ATO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 159 ANOS DO MUNICÍPIO DA PRAIA

Exmo. Sr. Primeiro-Ministro,
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Praia,
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Praia,
Exmos. Srs. Membros do Governo,
Caros colegas Eleitos Municipais,
Digníssimos Representantes do Corpo Diplomático e das Confissões Religiosas,
Digníssimos Convidados,
Minhas Senhoras e meus Senhores:
 
Estamos aqui hoje reunidos para, em Sessão Solene, comemorarmos mais um dia do nosso município. Como é da praxe estes momentos são sempre importantes para balanço e avaliação do que tem sido o percurso da nossa Urbe e para juntos perspetivarmos linhas de orientação com vista ao futuro.
 
Trata-se do primeiro aniversário após a realização das últimas eleições autárquicas em que os munícipes atribuíram-nos a nobre função de força fiscalizadora das ações camarárias e de voz ativa junto das autoridades locais e nacionais.
 
Em jeito de balanço diríamos que o nosso município tem feito um caminho evolutivo e positivo em muitos domínios. Ao nível do saneamento e da requalificação urbana a nossa Cidade melhorou bastante nestas quatro décadas do pós-independência, e ao nível da Cultura há hoje uma carteira de ofertas bastante diversificada e a Praia se assume cada vez mais como uma Cidade de Eventos. Há um caminho por fazer e neste quesito exortamos o governo a pugnar sempre por um tratamento igualitário entre as ilhas no apoio e incentivo a todas as formas e manifestações culturais. 
 
Praia é a Cidade Capital do País e como tal congrega saberes, experiencias e manifestações culturais de todo o país. Pela sua pujança demográfica e pelo seu peso econômico é legítimo que as nossas ambições sejam sempre liderar o país em tudo que seja processo transformacional ao nível econômico cultural e desportivo.
 
Estando cientes das nossas conquistas e potencialidades. Este momento é também importante para reforçarmos junto das autoridades, nacionais e municipais, as nossas preocupações relativamente a um conjunto de áreas que ainda carecem de uma melhor atenção e mais investimentos.
 
Aqui destacamento a mobilidade urbana: O trânsito na cidade da praia tem-se tornado cada vez mais intenso face ao acelerado aumento do número de viaturas privadas em circulação. Há que repensar o nosso sistema de transportes coletivos e há já alguns anos que temos insistido na necessidade de redefinição do trafico dentro da cidade com a criação de um terminal rodoviário à entrada da Cidade, mais concretamente na zona de São Filipe.
 
Ao nível ambiental precisamos sair rapidamente de uma lógica demasiadamente focada no saneamento. É evidente para todos nós a crescente degradação da qualidade do ar em algumas artérias da cidade fruto do aumento do volume do tráfego acima referido. 
 
A alta especulação imobiliária continua a não permitir uma firme aposta na criação de espaços verdes, passeios para os peões, parques de estacionamento e espaços de lazer para as famílias e os munícipes em geral desfrutarem de um ambiente saudável dentro da cidade.
 
No capítulo da proteção civil congratulamo-nos com a iniciativa da Câmara Municipal em recrutar 16 novos agentes, mas reforçamos a necessidade de se melhorar as condições de trabalho dos que já estão em funções e sobretudo insistimos mais uma vez na necessidade urgente da construção de um novo quartel dos bombeiros para região sul da Cidade. O quartel da fazenda já se revela insuficiente e demasiadamente distante para dar resposta à situações de emergência em toda a extensão da Cidade.
 
Somos conscientes de que para haver desenvolvimento há que haver recursos. Contudo a nossa bancada está preocupada com o crescente aumento do endividamento do nosso município. De 400 mil contos em 2008 a nossa dívida junto da banca atualmente ultrapassa os dois milhões de contos. 
 
Assim se justifica a seguinte questão: é sustentável que se continue a suportar o desenvolvimento do município com recurso frequente ao endividamento?
 
Para concluir gostaríamos de aproveitar a presença do senhor primeiro-ministro para também lhe desejarmos sucessos nas funções e que, enquanto conhecedor dos problemas da Praia, venha a ser efetivamente um parceiro no desenvolvimento da nossa Cidade. 
 
Parabéns e bem-haja a todos os munícipes desta cidade!
 
Votos de bom dia a todos.
 
Vladmir Silves Ferreira - Líder da Bancada do PAICV - Praia
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar