PRESIDENTE DO PAICV:“ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE DEVE SER ENCARADO COMO SUPRAPARTIDÁRIO”

A Presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, encontrou-se na manhã de hoje, com a Secretária-Geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, para, fundamentalmente, socializar o Projeto de Lei que institui e regulamenta o Estatuto do Trabalhador Estudante.
 
“Como é do conhecimento de todos, os sucessivos governos fizeram uma grande aposta na Educação, mas temos muitos cabo-verdianos que, por vicissitudes da vida, não conseguiram estudar até ao nível que gostariam porque tiveram que interromper os estudos para começar a trabalhar”, fundamentou assim, a Presidente do PAICV a pertinência de tal iniciativa.
 
O Diploma, que irá será submetido ao Parlamento na Sessão Plenária do corrente mês, garante direitos e benefícios ao Trabalhador-Estudante, assegura ao empregador o controlo da efetiva assiduidade do trabalhador e estabelece um quadro de relacionamento entre o Trabalhador-Estudante e as instituições de Ensino.
 
A Presidente do PAICV aproveitou a oportunidade também para fazer um apelo a todos os Deputados da Nação, sobretudo os que representam a situação, a encararem esta matéria como suprapartidária. “Faço este apelo porque seria mau para o país, caso este Projeto de Lei, de suma importância para os trabalhadores cabo-verdianos, não for votado só por ter sido apresentado pelo Grupo Parlamentar do PAICV. Aliás, foi isto que aconteceu, no mês passado, com o Diploma dos Concursos Públicos”, alertou.
 
Salienta-se ainda o PAICV solicitou um encontro similar à Confederação Cabo-Verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL) estando, de momento, a aguardar uma reação.

Comentar


Código de segurança
Atualizar