SÃO VICENTE: DEPUTADOS DO PAICV PEDEM REFORÇO DA INTERVENÇÃO SOCIAL NA ILHA

Os deputados eleitos nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) pelo círculo eleitoral de São Vicente apelaram hoje ao Governo para reforçar a intervenção social na ilha, tanto em recursos humanos como financeiros.
 
Segundo o porta-voz Manuel Inocêncio Sousa, os deputados mantiveram este mês contactos com todas as instituições/entidades públicas, do Estado e do município, que actuam no sector social em São Vicente e a abordagem, referiu, é a mesma: “são unânimes de que é preciso um reforço da intervenção social na ilha, e todos queixam-se da falta de recursos”.
 
A mesma fonte assinalou que os deputados verificaram que há instituições na ilha com equipas “muito dedicadas, motivadas e capazes” de um “bom desempenho”, mas que se queixam da falta de recursos humanos, nomeadamente o ICCA que informou que no último ano perdeu oito funcionários e que não há perspectiva de substituição.
 
Mas também, prosseguiu, falam em falta de recursos financeiros, já que os recursos destinados à solidariedade social “poucos chegam a São Vicente”.
 
Por isso, Manuel Inocêncio Sousa reforça o apelo no sentido do reforço das equipas para uma “acção consistente” junto das famílias e das comunidades, e fazer com que os recursos destinados aos programas de solidariedade social cheguem a São Vicente.
 
No momento em que se fala da regionalização, apontou o deputado, é altura de se regionalizar os orçamentos para que esses serviços desconcentrados tenham os seus orçamentos próprios e tenham autonomia para os gerir.
 
“Só assim poderão cumprir a sua missão, pois hoje estão totalmente dependentes das direcções centrais para conseguir uma ou outra disponibilidade, e assim não conseguem dar as respostas de que a ilha necessita, ou seja, uma intervenção muito mais consistente”, reforçou o parlamentar eleito nas listas do PAICV.
 
Durante a visita, os deputados reuniram-se ainda com a vereadora do pelouro Social da Câmara Municipal de São Vicente e com a coordenação do projecto POSER, este, informou o deputado, com programas para São Vicente em vias de arrancar, basicamente projectos geradores de rendimentos localizados nas zonas rurais e piscatórias.
 
Fonte: Inforpress
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar