INTERVENÇÃO NA ABERTURA DO DEBATE SOBRE "AS POLÍTICAS ACTIVAS DE EMPREGO"

Por: Julião Correia Varela
 
Senhor Presidente da Assembleia Nacional,
 
Senhoras e Senhores Membros do Governo,
 
Colegas Deputados:
 
Compete aos sujeitos parlamentares a apresentação de iniciativas de debates sobre assuntos de interesses nacional para melhor esclarecer à sociedade cabo-verdiana as políticas, as propostas e as alternativas visando encontrar respostas para as diferentes questões da vida nacional.
 
Apesar de ser um direito que se assiste a qualquer sujeito parlamentar, nomeadamente, as bancadas parlamentares, está a causar nos alguma estranheza o facto de ter sido o MPD a apresentar o pedido de debate sobre “AS POLÍTICAS DE EMPREGO” um ano após ter aprovado o seu programa de governação e meses depois de ter aprovado o seu II Orçamento onde fez constar as suas opções para a política de emprego.
 
Estamos todos, e a sociedade cabo-verdiana também, na expectativa de compreendermos a razão do pedido deste debate num momento em que o país acaba de saber que temos um sinal claro da ineficácia das políticas e medidas deste Governo em matéria de criação de novos postos de trabalho. Poderá dizer-se que ainda e cedo mas em matéria de redução da taxa de desemprego, não se pode dar-se ao luxo de se inverter a tendência positiva que se encontrou, no início da governação.
 
Ou seja, esse aumento do desemprego contraria todo o esforço que vinha sendo feito no sentido da redução progressiva e sustentada do desemprego nos últimos 4 anos em que saímos de uma taxa de 16.8% em 2012, para 16,4% em 2013, 15,8 em 2014 e 12,4% em 2015.
 
Contraria também todas as expectativas criadas quer pela campanha eleitoral, quer pelo programa e pelo discurso do MPD que prometeu criar 3 empregos por dia em cada Ilha, portanto 27 empregos por dia, 9.000 empregos estáveis e bem remunerados por ano e 45 mil durante todo o mandato.
 
Os cabo-verdianos ouviram há dias a intervenção Sr. Ministro e ficaram espantados.
 
Sr. Ministro disse, e esperemos que não volte a dizer que já cumpriu 1/3 das promessas da criação de postos de trabalho! Isso é de bradar aos Céus;
 
Onde e com que dados do INE o MPD e o senhor inferiram que foram criados 15.240 postos de trabalho?
 
Onde é que o senhor tirou estes dados que mais ninguém consegue ver? Vão ter que explicar isso aos cabo-verdianos.
 
Quem vos disse que foram criados 15.240 postos de trabalho?
 
Esses números meus senhores representam tão somente a diferença entre a população a activa de 2015 e 2016. Esse número é tudo menos a criação de novos postos de trabalho. Aliás o INE não calcule o numero de postos de trabalho criados.
 
Insistir nisso representa uma grande falta de respeito aos cabo-verdianos, particularmente aos Jovens.
 
Se continuar a insistir, então peço que respondam para todos nós em que sectores estão estes empregos ou postos de trabalho?
 
O que na verdade se lê dos dados do INE é que houve redução da atividade nos sectores como Administração Pública (-1,9%), Educação (-0.1%), Saúde, Atividades artísticas, sector doméstico (-0.5%), comércio, Industrias transformadoras e, consequentemente, menos empregos.
 
Uma coisa é a geração de empregos que pode durar uma hora, duas, horas, uma semana, um mês ou até um ano, outra coisa bem diferente é a criação de postos de trabalho que pressupõe durabilidade, segurança, salário digno, inscrição no INPS que foi o compromisso do MPD.
 
Senhor Ministro, os dados divulgados pelo INE são, a todos os títulos, preocupantes. A situação é dramática porque o desemprego atinge a todos, sem exceção.
 
Como falar aos jovens de que foram criados 15 mil postos de trabalho quando o desemprego na faixa etária de 15 a 24 anos, atingiu 41%, contra os 28,6% verificados em 2015, o que traduz num aumento de cerca de 12 pontos percentuais.
 
Como falar aos Jovens de que foram criados 15 mil postos de trabalho quando a taxa de desemprego no ensino pós-secundário aumentou de 11,2% em 2015 para 20,7% em 2016.
 
Como falar aos Jovens de que foram criados 15 mil postos de trabalho quando no ensino secundário a taxa de desemprego fixou-se em 20,2% em 2016, quando em 2015 era de 16,3%, um aumento de cerca de quatro pontos percentuais.
 
Como falar aos cabo-verdianos de que foram criados 15 mil postos de trabalho quando relativamente ao meio de residência, constata-se que a taxa de desemprego no meio rural passou de 7,9% em 2015 para 10,3% em 2016 e no meio urbano passou de 14,2% para 16,9%.
 
Como falar às Mulheres Cabo-verdianas de que foram criados 15 mil postos de trabalho quando A camada feminina é mais afetada pelo desemprego em Cabo Verde, onde esta taxa aumentou de 11,2% em 2015, para 17,4% em 2016.
 
Como falar aos cidadãos da Praia, São Vicente e Santa Catarina de Santiago que foram criados 15 mil postos de trabalho quando há um forte aumento do desemprego nesses centros urbanos com a Praia a ter um aumentou de 15,7 para 22,1, S. Vicente de 14,3 para 16%, e S. Catarina de Santiago de 10,3 para 19%.
 
Convenhamos Senhor Ministro. A pasta de emprego e formação profissional ainda está no Armário e o senhor sequer teve tempo de lembrar que esta é também uma pasta sua.
 
Outra conclusão não podemos chegar, de que o pedido deste debate não é mais do que um sinal de que só agora o MPD está a despertar pela questão do desemprego e está a chamar a atenção do seu Ministro para que ele possa lembrar de que nas suas dezenas de pastas tem também uma que se chama emprego e formação profissional.
 
O PAICV congratula pelo facto do INE continuar a brindar a sociedade Cabo-verdiana com estas informações úteis que nos permite acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho.
 
Para nós o Inquérito Multi-Objectivo Contínuo em 2011 (IMC) tem revelado um instrumento muito útil, pelas várias informações que vem proporcionado ao país. Sabemos que desde a sua implementação em 2011 pelo INE a recolha tem sido no mesmo período, isto é, no último trimestre de cada ano, com a mesma metodologia, o que é importante em termos de comparabilidade, mas também porque nos permite de forma objectiva acompanhar a evolução do país em termos de indicadores do mercado de trabalho. Por isso, os nossos parabéns ao INE.
 
A verdade dos números, Senhor Ministro,
 
Os dados do INE, indicam que o número de desempregados em 2016 aumentou em 9.356 indivíduos, comparativamente ao ano de 2015. Em termos percentuais, a taxa de desemprego da população de 15 anos ou mais, aumentou de 12,4% em 2015, para 15% em 2016, para nossa insatisfação e pela infelicidade dos cabo-verdianos.
 
Ninguém pode negar que há um grande desalinhamento entre os compromissos eleitorais assumidos pelo Governo e as soluções apresentadas para fazer face a real situação da população que espera, desesperadamente, uma ocupação para garantir acesso a rendimentos para a satisfação das necessidades da sua família.
 
Estes dados colocados em cima da mesa põe em causa todos os discursos balofos apresentados pelo partido do Governo em como a situação estaria a evoluir positivamente e que o acesso a postos de trabalho e ao rendimento estava a ser garantidos de forma sustentável.
 
Durante este debate vão ler novamente o programa do Governo, vão retomar as promessas eleitorais e vão anunciar as medidas que estão no orçamento do Estado para 2017.
 
Não é certamente isso que os cabo-verdianos querem ouvir. Querem é saber se afinal já despertaram e vão passar a trabalhar mais e a fazer menos propaganda.
 
Para terminar Sr. Ministro confesse para os cabo-verdianos que esqueceu-se desta pasta e assuma o compromisso de que a partir de hoje vai pegar nela para poder implementar os compromissos do MPD em relação ao emprego.
 
Muito Obrigado!
 
Sessão Parlamentar de 24 de abril de 17

Comentar


Código de segurança
Atualizar