PAICV REAGE SOBRE O AUMENTO DO DESEMPREGO, NA SEQUÊNCIA DOS DADOS DIVULGADOS PELO INE

Através dos órgãos de Comunicação Social foram tornados publico hoje os dados relacionados com o nível do emprego no paÍs referentes ao ano de 2016.
 
Congratulamo-nos pelo facto do INE continuar a brindar a sociedade Cabo-verdiana com estas informações uteis que nos permite acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho.
 
Para o PAICV, o Inquérito Multi-objectivo Continuo, desde 2011, (IMC) tem revelado um instrumento muito útil, pelas várias informações que vem proporcionado ao país.
De uma análise muito rápida dos dados do inquérito de 2016, constatamos que o número de desempregados em 2016 aumentou em 9.356 indivíduos, comparativamente ao ano de 2015. 
Os dados apresentados confirmam, de forma categórica, a degradação dos indicadores relacionados com o nível de ocupação das pessoas em todas as faixas etárias e em todos os estratos sociais.
 
Os dados apresentados demonstram um grande desalinhamento entre os compromissos eleitorais assumidos pelo Governo e as soluções apresentadas para fazer face a real situação da população que espera, desesperadamente, uma ocupação para garantir acesso a rendimentos para a satisfação das necessidades da sua família.
 
Com efeito, a taxa de desemprego, contrariando a tendência anterior de descida sustentável ao longo dos últimos anos, passa de 12,4% para 15%, um aumento de mais de 3% num único ano.
 
Estes dados colocados em cima da mesa poe em causa todos os discursos balofos apresentados pelo partido do Governo em como a situação estaria a evoluir positivamente e que o acesso a postos de trabalho e ao rendimento estava a ser garantidos de forma sustentável.
 
Os dados apresentados são, a todos os títulos, preocupantes porque a situação de desemprego atinge a todos, sem exceção, particularmente os jovens que viram a sua situação deteriorar- se de forma exponencial. Senão vejamos: o desemprego jovem na faixa dos 18-24 anos aumenta de 28.6 % para 41% sendo de 48,7% para a faixa de 15 aos 19 anos e 48,7% na faixa dos 20 a 24 anos de idade.
 
Com relação ao emprego qualificado, tanto badalado pelo partido ventoinha, também o Governo não fica bem na fotografia com o expressivo aumento registado neste segmento social isto e, constata-se um aumento do desemprego dos jovens com o ensino secundário de 16.3 em 2015 para 20.2% em 2016. O mesmo acontece em relação aos jovens com o pós secundário onde o aumento foi de 11.2% para 20.7%.
 
No que diz respeito as mulheres, onde se reflete rapidamente os efeitos das politicas publicas, a situação também piorou-se passando a taxa de desemprego a de 11.2% para 17.6%, o que facilmente se reflecte na situação familiar.
 
Esse aumento do desemprego contraria todo o esforço que vinha sendo feito no sentido da redução progressiva e sustentada do desemprego nos últimos 4 anos. Ou seja saímos de uma taxa de 16.8% em 2012, para 16,4% em 2013, 15,8 em 2014 e 12,4% em 2015. Contra todas as expectativas criadas quer pela campanha eleitoral, quer pelo programa e pelo discurso do Governo durante os últimos tempos.
 
Este quadro poderá ser interpretado como um sinal claro da ineficácia das políticas e medidas deste Governo em matéria de criação de emprego. Poderá dizer-se que ainda e cedo mas em matéria de redução da taxa de desemprego, não se pode dar-se ao luxo de se inverter a tendência positiva que se encontrou, no início da governação.
 
E de se salientar que esse aumento da taxa de desemprego acontece ate no sector da Administração Pública, defesa e segurança social onde se regista a redução da taxa de empregabilidade de 10,2% para 8,3%. Aqui convém também ter em conta que o Governo tem responsabilidade directa.
 
Em termos regionais há um forte aumento do desemprego nos principais centros urbanos como se pode constatar com os exemplos da Praia que aumentou de 15,7 para 22,1, São Vicente de 14,3 para 16%, e S. Catarina de Santiago de 10,3 para 19%. 
 
O PAICV entende que esta situação e preocupante e dá indicações claras ao Governo para corrigir o rumo e ajustar os passos com vista a materialização das soluções e dos compromissos assumidos para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.
 
Muito obrigado!
 
Cidade da Praia, 31 de Março.
 
Secretário-Geral - Julião Varela

Comentar


Código de segurança
Atualizar