MENSAGEM DA PRESIDENTE DO PAICV, JANIRA HOPFFER ALMADA, ALUSIVA AO DIA DA MULHER CABO-VERDIANA

Neste dia 27 de Março, comemora-se o Dia da Mulher Cabo-verdiana, da fundação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), por mulheres que participaram na luta de libertação nacional, tanto na Guiné-Bissau, como na clandestinidade, em Cabo Verde.
 
Tendo como propósito dar voz às mulheres cabo-verdianas, a organização desenvolveu e desenvolve atividades em diversas áreas, tendo assumido um papel fundamental, que remonta ao período da luta de libertação nacional.
 
Com efeito, a Mulher cabo-verdiana vem, gradualmente, desenvolvendo funções políticas de relevo, tanto nos sucessivos governos, como a nível do parlamento, onde o seu empenho, na defesa e promoção dos Direitos da Mulher, é devidamente reconhecido, e, ainda, desempenhando funções de relevo a nivel da Administração Pública e do Sector Privado. 
 
Mas, apesar dos inequívocos ganhos conquistados nessa incessante luta,  muito há a fazer para que se alcance, na práxis social e política, o desiderato maior do efetivo reconhecimento da igualdade e a equidade de género como uma realidade em Cabo Verde.
 
Na verdade, e por mais que a mulher se empenhe, não poderemos deixar de assumir que não será possível acelerar o nível das conquistas e dos avanços, sem o empenhamento do homem, já que a problemática da afirmação da mulher está, intimamente, ligada às perspetivas do desenvolvimento do País, num momento conturbado do processo de desenvolvimento humano, em que subsistem posicionamentos preocupantes sobre a questão de género nas políticas e programas de desenvolvimento.
 
O nosso apelo, hoje, é de nos esforçarmos, TODAS e TODOS, na consolidação dos avanços alcançados, mas, ainda mais, nos preocuparmos com o futuro, para influenciar e reverter as incertezas que, infelizmente e ainda, pairam sobre a humanidade, com as suas inevitáveis influências no nosso país.  
Desde os primórdios da formação da nossa identidade social e política, a Mulher Cabo-verdiana tem sido uma incansável lutadora pelos seus direitos e uma acérrima guerreira contra as injustiças que, no passado, pairaram sobre Cabo Verde.
 
Com a Independência Nacional ela demonstrou que a justeza da causa dos Direitos da Mulher está, intrinsecamente, ligada aos Direitos Humanos, princípio e objetivo último da afirmação de Cabo Verde no universo das Nações.
 
Por isso, o que a sociedade cabo-verdiana puder fazer em prol do seu desenvolvimento, em igualdade e equidade de género, será, com certeza, um contributo inestimável para o desenvolvimento.
 
Neste dia 27 de Março, um Bem-haja às mulheres cabo-verdianas!
 
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar