PRESIDENTE DO PAICV RECEBE VISTA DO EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA, JOSÉ MANUEL PINTO TEIXEIRA

A Presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, recebeu, hoje, a visita do Embaixador da União Europeia, em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira.
 
Durante a visita de cortesia, que teve como mote o de felicitar e desejar que o mandato se desenrole o melhor possível para o bem do PAICV e de Cabo Verde, foram abordadas questões inerentes às relações com a União Europeia, as derrogações, os investimentos e o ambiente de negócios em Cabo Verde.
 
Janira Hopffer Almada considerou o encontro muito produtivo, pois serviu para trocar várias opiniões e obter informações sobre questões importantes da economia cabo-verdiana e que têm a ver com a União Europeia, enquanto parceira estratégica de Cabo Verde. “Relativamente à renovação da derrogação para a exportação do pescado, as informações que obtivemos do Sr. Embaixador é que o processo está a decorrer, mas a nossa preocupação tem a ver com a retroatividade da decisão, uma vez que, já estamos a 3 de Março e o desejável seria que a decisão tivesse efeitos a partir de 1 de Janeiro até para não afetar a Empresa e os trabalhadores”, alertou.
 
Sobre o ambiente de negócios e situação do sector privado, a líder tambarina a pude expressar ao Sr. Embaixador que tem percorrido todas as ilhas e todos os concelhos e sentido, depois destes meses de governação, algum desânimo a tomar conta dos empresários nacionais por uma total ausência de soluções concretas, nomeadamente o compromisso de curto prazo de resolução da questão do financiamento das empresas.               
 
Instado a comentar o atual mal-estar entre a classe jornalística e a Tutela da Comunicação Social, Janira Hopffer Almada considerou que a atuação do Ministro Abraão Vicente tem sido de grande irresponsabilidade, apontando o caso mais recente no qual considera ter havido violação de um dos princípios fundamentais de um Estado de Direito Democrático que é a liberdade de imprensa e o respeito pelos actores da Comunicação Social. 
 
Perante mais este ato de imaturidade, “o PAICV solidariza-se com os jornalistas deste país que têm feito um grande esforço para levar as noticias a todos os cabo-verdianos no país e na Diáspora, junta a sua voz à Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) e entende que é o Primeiro-Ministro deve avaliar os membros do Governo e os posicionamentos que tomam, concretamente, gerindo as suas pastas nas redes sociais, o que também é inadmissível”, salientou.                         

Comentar


Código de segurança
Atualizar