BALANÇO DO XV CONGRESSO DO PAICV - 17, 18 E 19 DE FEVEREIRO DE 2017

A Comissão Política Nacional do PAICV esteve reunida, ontem, 23 de Fevereiro, para, de entre outras questões, proceder ao balanço do XV Congresso, realizado no último fim-de-semana.
 
Com efeito, sob o lema “POR UM PAICV MAIS FORTE E POR UM CABO VERDE MAIS JUSTO” inspirado pela Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde esteve reunido, na cidade da Praia, nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2017 no seu XV Congresso, um momento alto da vida desta organização, mas também um acontecimento público, que marcou a agenda política nacional. 
 
Esta reunião estatutária, que marca o fim de uma etapa eleitoral interna, que teve o seu “pontapé de saída” com o anúncio público de marcação de eleições antecipadas e extraordinárias, foi também o momento para, na presença dos cerca de 413 delegados ao congresso e dos convidados, a reconfirmação da Dra. Janira Hopffer Almada por mais um mandato de três anos, na sequência da sua reeleição a 29 de Janeiro, como Presidente do PAICV. 
 
Enquanto reunião magna do Partido Tambarina, o XV Congresso analisou e discutiu o relatório do Conselho Nacional e o relatório da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, tendo como ponto alto a apresentação e discussão da Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional, para além da apreciação e aprovação da Moção Sectorial subscrita pela Federação Nacional das Mulheres do PAICV.
 
O Congresso contou com prestigiada presença de figuras que fazem parte do percurso histórico deste Partido, nomeadamente: do Ex. Secretario Geral do PAICV, Comandante Pedro Pires, que dirigiu uma importantíssima comunicação ao congresso; do Ex. Presidente do PAICV, Dr. José Maria Neves, bem como destacados Combatentes da Liberdade e da Pátria e Ilustres Personalidades da Sociedade Civil.
 
Um outro momento de destaque do Congresso foi o da apresentação de mensagens de representantes de vários partidos estrangeiros amigos, designadamente, do MPLA, do PAIGC, do Partido Socialista Português, do Partido Socialista/Açores, do Partido Comunista Português, da FRELIMO, do MLSTP e do Partido Socialista Senegalês, momento que prestigia o PAICV e um grande capital de credibilidade de que goza o nosso grande Partido, seja no plano interno, seja no plano externo.
 
Este congresso foi a afirmação de um Partido de causas, de uma esquerda moderna e progressista e que assume que, na Política, se deve saber, a cada momento, interpretar a conjuntura, ajustar a estratégia e sintonizar os métodos de actuação aos contextos e aos desafios, fazendo as mudanças que se impuserem, com vista a uma Nova Caminhada, Por um PAICV mais forte e Por um Cabo Verde mais Justo. 
 
Na verdade, como registou uma ilustre personalidade, “sempre que o PAICV está mais forte Cabo Verde ganha!”.
 
O Congresso foi, também, um momento importante de renovação dos Órgãos Nacionais, tendo sido eleito o novo Conselho Nacional e a nova Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização e, na sua sequência, na primeira reunião do Conselho Nacional, realizada logo após o encerramento, no dia 19, foram eleitos a Comissão Politica Nacional, os Vices-Presidentes, a Comissão Permanente, o Secretário-Geral e o respetivo Secretariado-Geral.
 
O XV Congresso foi mobilizador e bastante participado, com centenas de militantes, jovens e mulheres do PAICV a analisar o percurso feito, até aqui, e a projetar os novos tempos. 
 
O congresso não perdeu de vista a situação política atual do país e os sinais, muito preocupantes, que vimos recebendo da nova governação, em vários domínios.
 
A Comissão Politica Nacional fez um balanço positivo do XV Congresso e o PAICV está absolutamente satisfeito, porque os objetivos, previamente traçados para o congresso, foram alcançados, tendo sido um momento particular de reunião da grande família tambarina, para uma reflexão em torno do futuro do partido e do país. 
 
As várias participações e intervenções nos diversos debates, ao longo dos 3 dias de trabalho do Congresso, são provas inequívocas do engajamento e comprometimento militante na construção de vias para responder aos desafios que o partido tem pela frente, enquanto oposição construtiva, responsável e defensora dos superiores interesses de Cabo Verde e dos cabo-verdianos. 
 
Finalmente, o congresso exortou os militantes, amigos e simpatizantes do partido a se manterem unidos na defesa das causas vanguardistas da ideologia do Partido e no apoio incondicional à luta politica para um Cabo Verde mais Justo e com oportunidades para todos.
 
Muito obrigado!
 
Nuias Silva, Vice-Presidente do PAICV
 
Praia, 24 de Fevereiro de 2016.
 
XVC1
 
XVC2
 
XVC3
 
XVC4
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar