DEPUTADA DO PAICV PREOCUPADA COM SITUAÇÃO DOS EVACUADOS EM PORTUGAL

De entre as questões que preocupam a nossa Diáspora a dos subsídios atribuídos aos evacuados em Portugal preocupa-nos sobremaneira.
 
Aliás, na Segunda-Feira falou-se da possibilidade de aumentar esses subsídios aos evacuados em regime não contributivo.
 
No nosso entendimento, a promessa é boa!
 
Nas nossas visitas efetuadas ao Círculo constatamos que as condições de alojamento dos nossos doentes são muito más, para não dizer péssimas. E nesta oportunidade, queremos alertar o Governo para essas condições, a nosso ver, inumanas!
 
Tomamos conhecimento também, através dos Meios de Comunicação Social, que durante a Cimeira Luso-Cabo-verdiana abordou-se o processo de nacionalização dos filhos de cabo-verdianos nascidos no território português.
 
Assim, cabe-nos inquerir se foi incluído nessas discussões o caso dos jovens que, não obstante, terem nascido em solo português na década de 80 e 90 continuam hoje, em grande parte, a serem considerados cabo-verdianos e sujeitam-se a um longo e complexo processo de naturalização. 
 
Queríamos ainda deixar aqui ainda dois outros questionamentos à atenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Defesa:
 
1.º A França está sem Embaixador desde 31 de Agosto de 2016. Não se apercebe como é que o Governo de Cabo Verde pode ficar sem representação diplomática num país como a França que acolhe mais de 50 mil dos nossos compatriotas e que também é a quinta potencia mundial. Por isso, como representante da Comunidade pergunto ao Governo para quando a nomeação do novo Embaixador da República de Cabo Verde em França?
 
2.º Em Novembro de 2016 o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) anunciou uma série de medidas, à priori, positivas que veriam a ser reconfirmadas, em Dezembro, na presença do Sr. Primeiro-Ministro:
 
1) Emissão dos passaportes num prazo de 15 dias; 
 
2) Abertura de um Consulado de Carreira em Nice; 
 
3) Reforço dos Recursos Humanos no Consulado Geral de Paris
 
Nenhuma destas medidas foram efetivadas e a questão que se põe, passados três meses, é:
 
Esses anúncios foram “propagandas” destinadas a agradar a Comunidade ou constituem propostas e medidas fundamentadas e 
orçamentadas?
 
Deputada Zenaida Isabel Dos Reis Borges – Eleita pelo Círculo Eleitoral da Europa

Comentar


Código de segurança
Atualizar