DISCURSO DE ENCERRAMENTO, DE SUA EXCELÊNCIA, A PRESIDENTE DO PAICV,DRª JANIRA HOPFFER ALMADA

XV CONGRESSO DO PAICV
 
Distintas Personalidades Políticas
 
Senhoras e Senhores Altos Representantes de Partidos Amigos
 
Senhoras e Senhores Representantes do Corpo Diplomático
Estimados Combatentes da Liberdade da Pátria
 
Senhores Altos Representantes de Instituições Públicas
 
Senhores Altos Representantes dos Partidos Políticos
 
Respeitáveis representantes das instituições religiosas
Camaradas da JPAI e da FMPAICV
 
Camaradas da Mesa da Presidência do Congresso
 
Camaradas Delegadas e Delegados
 
Amigas e Amigos do PAICV
 
Nesta nova largada para o cumprimento da missão histórica do PAICV e do seu compromisso com a Nação Cabo-verdiana, permitam-me que saúde os Camaradas Comandante Pedro Pires e José Maria Neves e todos os que, a um tempo e no seu tempo, militaram neste Partido, fazendo a sua história.
 
Aos representantes dos Partidos Amigos, o nosso mais profundo agradecimento pela V. presença neste Congresso, o que muito nos honra e nos estimula, para o aprofundamento da colaboração e da cooperação, que sempre existiram nos mais variados domínios.
 
Aos Combatentes da Liberdade da Pátria, que operaram as pedras fundamentais nos alicerces da construção deste nosso Cabo Verde e cuja ação contribuiu, decisivamente, para que, hoje, pudéssemos aqui estar reunidos, o nosso bem-haja e o nosso firme compromisso de continuarmos a construir um PAICV MAIS FORTE, PARA UM CABO VERDE MAIS JUSTO.
 
Por último, the last but not the least, um abraço profundo, sincero e de camaradagem, aos nossos Congressistas que, com as suas intervenções, ajudaram a escrever nesta Reunião Magna do PAICV, as páginas dos documentos que nortearão a nossa caminhada nos próximos tempos.
 
A V. participação, a V. entrega, a V. contribuição, o V. entusiasmo e a V. fidelidade aos princípios do Partido permitem-nos acreditar e, mais do que acreditar, ter a certeza que, juntos, estaremos a trabalhar para esta NOVA LARGADA e por um PAICV MAIS FORTE, em que a determinação e o engajamento sério e ativo, de todos, serão os elementos imprescindíveis para revertermos a actual situação política, em Cabo Verde, nos próximos embates eleitorais.
 
Permitam-me, aqui e agora, desta Tribuna, dirigir uma palavra a este Congresso e enviar um grande abraço a todos os Militantes, Simpatizante e Amigos do PAICV, espalhados pelas nossas ilhas e na Diáspora, e dizer-lhes que, juntos, com coesão e unidade, e FIRMES NO NOSSO PROPÓSITO PRIMEIRO DE DEFENDER O POVO E LUTAR PELOS CABO-VERDIANOS, venceremos!
 
Permitam-me igualmente, dizer aos Militantes e Simpatizantes deste grande Partido que devemos pautar a nossa ação pelo no princípio de que os interesses colectivos do Povo deverão sempre, e em qualquer circunstância, sobrepôr-se aos interesses pessoais! E que, em circunstância alguma, deveremos fazer perigar os princípios, os valores e as elevadas virtudes do PAICV!
 
Os êxitos dos nossos Camaradas são, também, nossos, pois contribuem para o engrandecimento do Partido e sua afirmação, tanto no plano interno de Cabo Verde, como no plano externo.
 
Camaradas Congressistas!
 
Camaradas Militantes do PAICV!
 
Os trabalhos do nosso XV Congresso decorreram num ambiente de grande entusiasmo, de grande solidariedade e de grande confraternização, entre Camaradas das mesmas causas, dos mesmos princípios e valores, e comungando as grandes virtudes da cabo-verdianidade. 
 
Permitam-me citar o Camarada Comandante Pedro Pires que, nas suas convicções mais profundas, nos disse que é indispensável devolver sentido ao tratamento “Camarada” entre os membros do PAICV! “Camarada” significa: propósito comum, destino comum, militância conjunta, lealdade, empenhamento e esforço coletivo; iguais obrigações, iguais oportunidades e iguais vantagens. 
 
O conceito “Camarada” transporta, no seu íntimo, os sentidos da igualdade, do compromisso, da inclusão e da colegialidade.
 
Trata-se, pois, de um profundo sentimento de pertença por que devemos pautar a nossa militância, a nossa entrega às nobres causas que, sempre, escreveram a história do Partido, cujo legado é do mais valioso que Cabo Verde possui!
 
Num momento particular do processo político cabo-verdiano, em que a história universal e do nosso espaço insular é a um ritmo cada vez mais acelerado, em que somos cadenciados pelos avanços da ciência e da tecnologia, em que não podemos correr o risco de ficar na cauda desta corrida impressionante, somos interpelados, no PAICV, a estarmos atentos e prevenidos na adoção de medidas e ações, para que a nossa organização político-partidária se modernize, em permanência, de modo a estar, sempre, apta a prevenir e enfrentar com sucesso os enormes e ambiciosos desafios que o futuro nos reserva.
 
O elevado espírito de pertença e de participação que comungamos nestes três dias de produtivo trabalho, transmite-nos confiança e elevada responsabilidade, pois estamos incumbidos de enormes e exaltantes tarefas, à altura dos merecimentos do nosso Cabo Verde.
 
Cuidaremos, sim:
 
De dar voz e vez aos militantes e às Estruturas de Base, lá onde estiverem... Nos bairros, nos locais de residência, e em todos os recantos urbanos e rurais de Cabo Verde;
 
Providenciaremos uma relação, forte e de cumplicidade, com as Forças Vivas da Nação e com as Organizações da Sociedade Civil, entre outras, os Sindicatos, o Patronato, as Associações Sócio-profissionais, as Associações Comunitárias, as Organizações Juvenis e de Mulheres;
 
Cuidaremos da capacitação dos membros do Partido em liderança, no conhecimento dos Estatutos do nosso Partido, da nossa história e da história do nosso país, para que exerçam a cidadania de forma exemplar, e enalteçam a sua pertença ao PAICV.
 
Vamos aperfeiçoar a Base de Dados do Partido, seja no sentido de termos, permanentemente e á distância de um clique, a exata noção do número de membros da nossa grande família política, seja no sentido de a mesma nos fornecer informações de boa valia para a formulação de políticas, sobretudo no que tange aos quadros.
 
A Comunicação Interna, da base ao topo e vice-versa, passará a ser uma constante no Partido, de modo a assegurar cumplicidades na formulação e execução de orientações e instruções, escutando sempre com atenção as mensagens que a sociedade veicula (através das estruturas partidárias) e, ainda, para o estabelecimento de uma sã relação de camaradagem entre todos os que comungam os ideais do PAICV.
 
A Organização e Funcionamento do Partido terá que ser estimulada, com o desafio da criatividade e da inovação, para o seu aperfeiçoamento constante, em qualidade da sua democracia interna e no fortalecimento dos seus valores intrínsecos. Com efeito, o Partido deverá se assumir como uma escola de democracia participativa, desenvolvendo competências necessárias à integração social, fomentando a organização de espaços urbanos e virtuais atrativos.... Enfim, fazendo da democracia um fator do bem comum, ao serviço de buscas positivas, de uma sociedade aprazível para todos.
 
A Ação Governativa será objeto de um escrutínio de seguimento e de avaliação, para, no cumprimento das responsabilidades que são conferidas ao PAICV, enquanto Oposição Democrática e Construtiva, garantir que a satisfação das necessidades, expetativas e legítimos interesses do povo, sejam sagrados.
 
O PAICV organizado, coeso e forte, é a garantia de um Cabo Verde com um futuro de Desenvolvimento Humano, restituído sempre nas suas virtudes e nos seus símbolos, nos seus padrões civilizacionais. Como apelou o Camarada Pedro Pires, vamos manter-nos unidos e solidários.
 
Caras e Caros Camaradas,
 
Caros Congressistas:
 
Ao longo destes três dias, o PAICV se galvanizou.
 
Foram três dias de intenso debate, de vervaverio diálogo e de profundo empenho no perscrutar os nossos caminhos do futuro.
 
Fizemos o “estado de situação” do Partido, assumindo as perdas e perspectivando os ganhos!
 
Apreciamos a Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional, definindo a Visão que iremos implementar no futuro próximo.
 
Questionamos as razões de fundo de algumas situações, produranco encontrar as soluções que nos permitam chegar aos melhores destinos!
 
Agora, nesta hora di bai, permitam-me agradecer, a todos Vós, o profundo amor que têm demonstrado, a Cabo Verde e ao PAICV.
 
Permitam-me agradecer a todos quantos, directa ou indirectamente, contribuíram para o sucesso deste nosso XV Congresso:
 
As Personalidades Políticas que quiseram marcar presença e participar nos trabalhos do Congresso, com destaque para os Camaradas Pedro Pires, José Maria Neves, Silvino da Luz, Luis Fonseca, Osvaldo Lopes da Silva, Carlos Reis, Ana Maria Cabral, Adélcia Pires, Lilica Boal, Iva Cabral, Amélia Araújo, Agnelo Dantas, e todos os Combatentes da Liberdae da Pátria;
 
Aos Partidos Políticos que nos honraram com a sua presença, nomeadamente o MPLA, o PAIGC, o MLSTP, o PS de Portugal, a FRELIMO, o PCP, o PS do Senegal e todos quantos, não podendo estar presente, nos endereçaram mensagens de amizade e de solidariedade;
 
Aos Congressistas e Delegados que estiveram cá, nesses três dias,  a refflectir, a analisar, a discutir e a propôr os caminhos do futuro do Partido;
 
À Comissão Organizadora do Congresso que, com a sua dedicação e o seu árduo trabalho – nem sempre nas condições ideais - garantiram o sucesso deste Congresso, e, aqui, permitam-me citar os Camaradas João do Carmo, Manuel Perira Silva, Nilton Reis, Manuel Carvalho, Eduardo Monteiro, Paula Moeda, Aleida Monteiro, Haicha Vera-Cruz e Ana Rosa;
 
Aos Camaradas que assumiram funções no Mandato que, ora, termina, dando o seu melhor, para o PAICV, com realce para a Camarada Cristina Fontes Lima, como Presidente da Mesa do Conselho Nacional, e a Presidente da JPAI, Vanusa Cardoso.
 
Permitam-me, também, agardecer, aqui e mais uma vez, a Deus, por todas as bençãos que tenho recebido na minha vida, por toda a força que a minha fé me tem proporcionado e pela maravilhosa familia que me deu!
 
E aos Camaradas que, hoje, Juntos, neste XV Congresso, iniciamos UMA NOVA CAMINHADA, POR UM PAICV MAIS FORTE E POR UM PAICV MAIS JUSTO... digo-vos que a nossa responsabilidade é grande.
 
Vocês, Camaradas, Membros do Conselho Nacional e da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, foram escolhidos por 93% e 96% dos votos expressos, respectivamente – o que demonstra a confiança que, em vós, é depositada - e o trabalho que temos pela frente é imenso!
 
Mãos à obra, Camaradas, porque a palavra de ordem é trabalho,POR UM PAICV MAIS FORTE,POR UM CABO VERDE MAIS JUSTO.
 
Muito obrigada a todos!
 
AUDITÓRIO NACIONAL, AOS 19 DE FEVEREIRO DE 2017

Comentar


Código de segurança
Atualizar